sexta-feira, 19 de março de 2010

Creches estão superlotadas e continuam a receber pedidos por vaga


Unidades mantidas pela prefeitura de Pau dos Ferros estão com capacidade no limite e ainda há procura



O Ano Letivo nem bem teve início e os problemas na rede municipal de Educação começam a aparecer. Faltas vagas nas creches mantidas pela prefeitura de Pau dos Ferros. As unidades estão superlotadas. A procura também tem sido maior que a oferta.
Mesmo assim, algumas delas continuam a receber pedidos de mães em busca de matrículas para seus filhos. É o caso da creche municipal Criança Feliz, onde 120 crianças com faixa etária de 2 a 3 anos se revezam em dois turnos.
A professora Francisca Zildemar conta que a sala de aula é tão apertada para acomodar seus 28 pequenos alunos que na hora das atividades de recreação é preciso empilhar as mesas umas sobre as outras devido a falta de espaço para as brincadeiras e os jogos educativos.
“Falta espaço, as crianças ficam apertadas”, diz Zilma Moreira, funcionária da creche municipal Criança Feliz. “A procura é grande e mais de 30 crianças fora da creche esperam por uma vaga”.
A situação não é diferente na creche municipal Carrossel, situada há poucos metros da citada anteriormente. No espaço, cerca de 86 crianças com faixa etária de 2 a 5 anos de idade se acotovelam em três salas minúsculas.
A diretora da unidade diz que existe criança de mais para poucas vagas. “A procura é crescente e se houvesse espaço abrigaríamos mais crianças”, explica Antonieta Jácome.
Embora estejam em perfeitas condições, as creches continuam sem nomes de identificação na fachada dos prédios, o que torna difícil até mesmo saber que ali se trata de uma unidade ide assistência infantil.
No começo do ano o jornal tribuna do Alto Oeste já havia denunciado a existência de duas escolas municipais funcionando precariamente: uma no Sítio Sorriso, na comunidade da Barragem, e outra no Sítio Morada Nova, no Perímetro Irrigado, ambas na zona rural de Pau dos Ferros. Os alunos das unidades de ensino básico não contavam com fardamento, bebedouro e banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário